quarta-feira, 20 de março de 2013

Foto histórica: Há 16 anos, Brasil e Itália disputaram amistoso inesquecível e cheio de craques


Crédito da imagem: Ben Radford/Getty Images
Nesta quinta-feira, o mundo todo vai parar para acompanhar o amistoso entre Brasil e Itália, uma das maiores rivalidades do planeta bola – jogo que já decidiu, inclusive, duas Copas do Mundo: 1970 e 1994, ambas com vitórias canarinho.
(Shaun Botterill/Getty Images)
Ao todo, foram 15 encontros entre as seleções durante a história, com oito vitórias brasileiras e cinco italianas, além de dois empates.
Uma dessas igualdades aconteceu há 16 anos, em amistoso válido pelo Torneio da França, uma competição preparatória para a Copa de 1998 e que ainda teve as seleções de França e Inglaterra.
Foi um verdadeiro jogão, com vários craques para os dois lados. No fim das contas, 3 a 3, com reação brasileira após os europeus abrirem 3 a 1 (confira os gols da partida no fim do post).
Na Foto Histórica acima, o atacante Ronaldo (à época Ronaldinho), então grande esperança verde e amarela para buscar o penta no ano seguinte, disputa bola com Albertini, da Itália. A partida foi em 8 de junho de 1997.
O Brasil jogou com Taffarel; Cafu, Aldair, Célio Silva Silva e Roberto Carlos; Mauro Silva (Flávio Conceição), Dunga, Leonardo e Denílson; Ronaldo e Romário. O técnico era o “Velho Lobo” Zagallo.
Já a Itália mandou a campo Pagliuca; Panucci, Cannavaro, Costacurta e Maldini (Di Livio); Dino Baggio (Fuser), Di Matteo, Albertini e Lombardo; Del Piero e Vieri (Inzaghi). O comandante era Cesare Maldini.
(Ben Radford/Getty Images)
Os gols da partida foram marcados por Del Piero (2) e Albertini, para a Itália, e Lombardo (contra, desviando chute de Roberto Carlos), Ronaldo e Romário para o Brasil – no ano seguinte, porém, o “Baixinho” acabaria cortado da Copa do Mundo.
O grande destaque do jogo, porém, foi o meia-atacante Denílson (na foto ao lado, então jogador do São Paulo), que fez chover no estádio Gerland, em Lyon, com seu conhecido arsenal de dribles. No ano seguinte, ele se transferiu para o Betis, da Espanha, naquela que foi durante muitos anos a transação mais cara da história do futebol brasileiro.
O empate contra a Itália foi a segunda partida brasileira no Torneio da França. A estreia havia sido um 1 a 1 com a seleção anfitriã, enquanto o último duelo foi uma vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, com gol de Romário (na foto à esquerda).
Apesar de ter terminado a competição invicta, a equipe comandada por Zagallo acabou com o vice no torneio amistoso, já que a Inglaterra venceu dois jogos e terminou com seis pontos, contra cinco do Brasil.
 

Fonte: UOL Esportes
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright Esportes 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all